| Resenha | O amor nos tempos do cólera de Gabriel García Márquez.

“Era inevitável: o cheiro das amêndoas amargas lhe lembrava sempre o destino dos amores contrariados.”

PicsArt_11-04-05.55.35

Dessa forma é que o Gabo inicia o romance “romântico” mais sincero que eu já li. “O amor nos tempos do cólera” é sobre a vida real, sobre as relações humanas, o amor e suas contrariedades, sobre o tempo e ciclos, além de diversas outras coisas que você vai precisar fazer a leitura para conseguir assimilar. Hoje vou tentar expressar um pouco do que eu achei dessa obra incrível que, já posso dizer, marcou muito minha trajetória como leitora.

Ano passado eu tive o primeiro contato com o Gabriel García Márquez, Gabo para os íntimos rsrs, lendo “Cem anos de solidão”. Foi uma experiência maravilhosa, de início um pouco difícil e cansativa, mas a hora que eu engatei na leitura foi só amor. Com “O amor nos tempos do cólera” foi diferente porque eu me entreguei totalmente pra leitura, eu me apaixonei por esse enredo e por seus personagens do início até o fim, e por esse motivo é que se torna muito difícil falar dele, mas vamos lá…

PicsArt_11-04-04.35.20

O enredo do “O amor nos tempos do cólera” vai contar a história do triângulo amoroso formado por Florentino Ariza, Fermina Daza e Juvenal Urbino. Nas primeiras páginas conhecemos um casal de velhinhos que tem por volta dos 70 anos: Fermina Daza e o Dr. Juvenal Urbino, eles têm uma vida aparentemente tranquila, com um cotidiano marcado de hábitos e singularidades que só um casamento de mais de 50 anos pode envolver. Eles são tão íntimos que parecem uma pessoa só. No dia de Pentecostes, um amigo do Dr. Juvenal comete suicídio e deixa uma carta para ele, carta essa que vai lhe despertar diversos questionamentos. Ao voltar para casa, encontra um grande tumulto por conta do papagaio de estimação que sumiu, quando o Dr. o encontra em cima da árvore e vai tentar pegá-lo, cai da escada e acaba morrendo. A morte desse personagem causa uma comoção na cidade, visto que, era uma pessoa muito querida por todos e foi importante para o desenvolvimento do município. No dia do velório passamos a conhecer Florentino Ariza, um senhor mais ou menos da mesma idade dos dois, que se mostra imensamente solicito nos preparativos e desenvolvimento do evento. Quando todos vão embora Florentino Ariza pede a mão de Fermina Daza em casamento. Esse pedido, que a princípio nos causa tamanha estranheza, é o ponto de partida de uma narrativa que vai desenvolver cinquenta e um anos, nove meses e quatro dias de amor. Florentino Ariza, Fermina Daza e Dr. Juvenal Urbino, são os personagens principais desta trama de encontro e desencontros, eventualidades e arranjos do amor e da indiferença.

É incrível como na vida a gente sempre tenta atribuir papéis determinados às pessoas, lendo “O amor nos tempos do cólera” eu quase cai mais uma vez nesse engano, mas quando você começa a pensar sobre o livro entende que é exatamente sobre isso que ele trata.  No desenvolvimento dessa história, me peguei várias vezes pensando em como o Florentino era vítima desse amor e tamanhas eram as injustiças que cometia Fermina contra ele. A verdade é que nós, seres humanos, somos seres tão complexos que categorizar as pessoas por violões e mocinhos é conceber uma leitura reducionista da vida e das escolhas. Gabo vai colocar no papel exatamente o que compõe a vida, nem sempre justa aos nossos olhos, nem sempre aquela romântica do “felizes para sempre”, mas sempre a tangível, a autêntica, ou seja, a vida real. E como é incrível encontrar isso na literatura, não é mesmo?!

PicsArt_11-04-04.38.59

Tem como ficar melhor? Sim, tem como: Quem conhece já sabe que a escrita do Gabo é extremamente poética, sensível, transbordando encanto e sonoridade. O romance é constituído de trechos lindamente elaborados que tocam lá no fundo da alma, além de diversas reflexões que fazem você parar para pensar nas intempéries da vida, nas possibilidades, nas consequências das nossas escolhas e infinitas outras particularidades que nos compõem. É desta maneira que o Gabo concebe a receita do que é, na minha opinião, uma narrativa impecável.

Dito tudo isso, preciso também alertar quem tem o interesse de ler esse livro e está com expectativas de que vai encontrar uma história linda de amor, não vai. Como eu disse o Gabo vai pintar relações humanas reais, nos seus erros e acertos, na sua vileza, miséria, soberba, entre tantas outras coisas. Tudo isso com o pano de fundo de diversas guerras que decorrem durante os cinquenta anos, assim como, o surto de cólera à qual o próprio título do livro se refere, doença essa que causou a morte de milhares de pessoas e a ruína de vários povoados. Este é o ambiente escolhido por Gabo para contar sua história de amor.

Enfim, deixo aqui a indicação de mais um livro daqueles tipo soco no estomago, que é necessário, que faz você sair da zona de conforto, um livro muito bem escrito, que vale cada minuto seu dedicado à ele. Depois que você ler volta aqui me contar o que achou!

 

Até a próxima.

 

Isabel V.S

_____________________________

 

Titulo: O amor nos tempos do cólera (El amor en los tiempos del cólera)

Autor: Gabriel García Márquez

Editora: Record

Tradução: Antonio Callado

Páginas: 431

Gênero: Romance colombiano

Lançamento: 2016

 

4 comentários em “| Resenha | O amor nos tempos do cólera de Gabriel García Márquez.

Deixe um comentário